| |
CAAMS

Notícias

Marco Rocha e Marta do Carmo Taques compartilham histórias no 3º Voz da Experiência, promovido pela CJA
Data: 25/03/2022

Compartilhamento de experiências e palavras de incentivo marcaram a 3ª edição do “Voz da Experiência”, promovido pela Comissão da Jovem Advocacia, neste ano. O encontro reuniu diversos jovens advogados, advogadas e foi protagonizado pelo Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS) Marco Rocha e a Vice-Presidente Marta do Carmo Taques. O evento “Compartilhando conhecimentos e multiplicando resultados”, foi realizado na noite desta quinta-feira (24), no holl da CAAMS.

 

                             

Ao proferir a abertura do encontro, a Presidente da CJA Karina Lopes Koschinski Canhete explicou a todos que o objetivo do bate-papo é sempre apresentar àqueles em início de carreira histórias inspiradoras, como do Presidente e da Vice-Presidente da CAAMS. Ambos, com suas bagagens e experiências, por décadas exercem a advocacia e na última eleição foram escolhidos para estarem à frente desta gestão 2022/2024.

 

O primeiro a se apresentar foi o Presidente Marco Rocha que, com orgulho, falou dos seus 33 anos de carreira jurídica, 20 deles dedicados à OAB/MS. Ao iniciar sua apresentação, descreveu que nestas duas décadas teve a honra de participar de dois mandatos com cargos de Diretor, na gestão do ex-Presidente da Seccional Mansour Elias Karmouche. Primeiro como Secretário-Geral e depois Tesoureiro. Antes disso, havia sido Conselheiro nas gestões de Geraldo Escobar e Fábio Trad.

 

Marco Rocha também participou da Comissão da Advocacia Pública e, segundo ele, foi grande o aprendizado. “Como Mansour sempre diz e é uma verdade: a porta de entrada para a OAB são as comissões. Essa é forma de conhecer a Casa, os fatos e depois até almejar outros espaços”.

 

Sobre o seu início de carreira, compartilhou com todos que aos 19 anos de idade, quando cursava o segundo ano de Direito, foi aprovado em concurso para técnico judiciário no Tribunal de Justiça. No órgão público, atuou no departamento cível e era responsável por datilografar despachos dos desembargadores e decisões monocráticas. “Foi uma experiência muito prazerosa e contribuiu muito com a minha formação, pois esses despachos eram de muita densidade jurídica. Fazia faculdade à noite, mas a minha escola durante o dia era fantástica”.

 

Na sequência, a Vice-Presidente Marta agradeceu o convite para participar do evento e expôs que já são 37 anos de vida dedicados à advocacia. Assim como Marco, na OAB/MS também fez parte de comissões e quando Mansour assumiu na primeira gestão, foi convidada a presidir o Tribunal de Ética e Disciplina. No cargo, ela ficou até o segundo mandato, em que também presidiu o Colégio de Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Federal. “A nossa função dentro da OAB ou em escritório não é caminhar sozinho, é fazer com que as pessoas cresçam juntas. É importante perceber a dor do cliente, pois às vezes o único bem que ele tem coloca nas mãos de vocês, advogados. Estar no sistema OAB é transformar a sociedade”.

 

Marta nasceu em uma cidade pequena no norte do Paraná, onde todos estudavam na mesma escola e com a mesma intenção: ser professor. No entanto, não era esse o objetivo dela,  já que sempre teve a marca do Direito no coração. “Eu queria sair de lá e me dediquei aos estudos, passei no primeiro vestibular na Faculdade Estadual de Londrina”.

 

Formada em 1982, Marta especializou-se em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Durante a universidade, estagiou na Receita Federal e em escritórios de advocacia.

 

Ela chegou ao Mato Grosso do Sul a convite de amigos. A primeira cidade em que morou foi Dourados onde, poucos dias depois de chegar, já conseguiu um emprego e deu start na carreira jurídica. Anos depois, mudou-se para Campo Grande e construiu sociedade no escritório do colega João José de Souza Leite, até hoje seu sócio.

 

Ao final do encontro com os profissionais em início de carreira, Marco Rocha e Marta Taques desejaram sucesso e enfatizaram sobre a necessidade de não se abalar, por mais que existam dificuldades. Segundo eles, o segredo para o sucesso é dedicar-se, estudar e sempre aproveitar oportunidades.

 

Prestigiaram o evento a Secretária-Geral Adjunta da CAAMS Janaína Pouso, a Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS Janine Delgado e o Vice-Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) João Delmondes.


Fonte: Assessoria de imprensa CAAMS
OUTRAS NOTÍCIAS
MÍDIAS SOCIAIS