| |
CAAMS

Notícias

Sede da Delegacia da CAAMS é inaugurada em Nova Alvorada do Sul
Data: 31/08/2021

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, houve tempo de celebrar e o Mês da Advocacia deste ano de 2021 encerrou com chave de ouro em Mato Grosso do Sul. Depois de percorrer o Estado entregando grandes obras em diversas cidades, Diretores, Conselheiros Federais e Estaduais realizaram nesta terça-feira (31) mais uma importante inauguração. Desta vez, em Nova Alvorada do Sul, onde foi construída a Sede da Delegacia da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS).

 

O espaço faz parte da 17ª Subseção Rio Brilhante e conta com recepção, copa, banheiros e uma sala para reuniões que recebeu a denominação ‘Elias Rocha’, em homenagem a este Advogado que muito contribuiu com a advocacia sul-nova-alvoradense. Na ocasião, a viúva Viviane Karina Rocha Carvalho e a irmã de Elias, Onize Rocha receberam flores como demonstração de carinho.

 

A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo Presidente Mansour Elias Karmouche que celebrou o prestígio que a Seccional vem recebendo devido ao empenho da gestão. “Temos honrado fielmente os preceitos pelos quais fomos eleitos. Nesta semana tivemos o reconhecimento à grandeza do nosso trabalho, quando fomos convidados pela Ministra do Superior Tribunal Militar (STJ) Maria Elizabeth Guimarães para apoiar a intervenção do resgate de 270 magistradas afegãos, ameaçadas pelo sistema do Talibã. Temos a obrigação de nos movimentar para todo pedido de socorro. Esse é o papel da nossa instituição: defender sempre os Direitos Humanos”.

 

Mansour avaliou que, por meio do diálogo, a OAB em Mato Grosso do Sul construiu respeito e amadurecimento ao longo desta gestão. “Não conseguimos avançar se não escutarmos as pessoas, se não dermos voz e nem vez para aqueles que mais precisam desta Casa da Cidadania”. O Presidente encerrou sua fala com um recado: “a democracia no Brasil vive e ninguém vai conseguir acabar com ela. São homens e mulheres que acreditam no seu País, na sua Justiça e na sociedade que construiu essa pátria com muito esforço e dedicação”.

Presidente da 17ª Subseção, Celso Roberto Gori Filho comemorou a edificação.“É com enorme alegria que estamos aqui. Após o período conturbado de pandemia, que inclusive delongou a inauguração da nossa Sede da CAAMS, hoje vemos uma luz no fim do túnel. A partir deste momento, nós advogados, temos esta Casa como abrigo das causas de interesse social. A Casa em que serão travadas lutas pela garantia das liberdades civis e democráticas, da ética na política, manutenção do estado democrático de direito, da justiça social, dos direitos humanos e da boa aplicação da lei. Principalmente, zelaremos intransigentemente pela Constituição Federal”.

Para o Delegado da CAAMS em Nova Alvorada do Sul, Arthur Eduardo Brescovit de Bastos, a inauguração representa a materialização de um sonho. “Foram diversas etapas, lutas e dificuldades. Vale destacar que nada do que estamos a viver hoje seria possível, não fosse a atuação conjunta da Seccional da OAB, CAAMS e colegas advogados que se irmanaram em prol da conquista de hoje”.

O Delegado da CAAMS na 17ª Subseção Rio Brilhante Sidney Foroni recordou o início dos trabalhos na cidade. “Militamos muito no começo da instalação da Comarca. Tínhamos poucos advogados, considerados os desbravadores. E, hoje, vocês honram a advocacia de Mato Grosso do Sul com o exercício de suas profissões. O nosso Estado e o Brasil precisam neste momento da guarnição dos advogados com a bandeira da democracia e Constituição levantada. Não podemos ter retrocesso em nosso País. Independentemente de política deve prevalecer o respeito à Constituição Federal”.

O Presidente da CAAMS José Armando Amado contou como o pleito pela construção chegou até ele, em 2017. “Alguns advogados, entre eles o Elias da Rocha, conversaram comigo para saber como a nossa Caixa de Assistência poderia ajudar a classe que atua na cidade. Marcamos uma reunião, expliquei os serviços que prestamos e Elias propôs a criação de uma Delegacia da CAAMS”, informou completando: “todas as obras que fizemos é conjunta com todos da nossa gestão”.

 

O Secretário-Geral da 17ª Subseção Juracy Alves Santana foi amigo do Advogado Elias Rocha e deixou mensagem de elogio. “Foi um verdadeiro decano, militando como advogado. Atuou na área criminal e se sentia realizado ao fazer uma defesa, especialmente quando tinha êxito”.

 

A solenidade contou com presença do Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional Luis Cláudio Alves Bito Pereira, Vice-Presidente Comissão Nacional da Jovem Advocacia Vinicius Monteiro Paiva, Conselheiro Estadual Fábio Nogueira, Conselheira Estadual Ildalia Aguiar, Vice-Presidente Antonio Teixeira da Luz Ollé, membro do Conselho Fiscal da CAAMS José Eunício de Souza, Prefeito José Paulo Paleari, Vice-Prefeito Ricardo Alves, Promotor Justiça Maurício Mecelis Cabral, Juiz de Direito Jessé Cruciol Júnior, Presidente da Câmara dos Vereadores Renilson César da Silva e Procurador de Nova Alvorada do Sul Carlos Alberto Marques Martins.

 

   

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber


Fonte: Assessoria OAB/MS
OUTRAS NOTÍCIAS
MÍDIAS SOCIAIS